III Fórum do Núcleo DF Metropolitano do BrCidades “Agenda Urbana Popular Participativa para revisão do PDOT em tempos de pandemia”

O Núcleo DF Metropolitano do Br Cidades convida a todos para a organização do III Fórum “Agenda Urbana Popular Participativa para a revisão do PDOT em tempos de pandemia” no formato de 7 eventos (reuniões livres) a serem realizados, correspondendo aos 7 eixos temáticos da agenda do Núcleo DF Metropolitano do BrCidades que integrarão uma das formas de participação social na categoria “Reuniões Livres” na construção do Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT 2020-2030, independente dos eventos organizados pelo Governo do Distrito Federal.

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT consiste no instrumento básico das políticas de ordenamento territorial de expansão e desenvolvimento urbano que orientará o desenvolvimento e crescimento do DF para os próximos 10 anos, entre 2020 e 2030. O projeto de revisão do plano foi dividido em dois eixos transversais, Territórios resilientes e Participação social e governança; e seis eixos temáticos: (1) Gestão Social da Terra; (2) Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; (3) Meio Ambiente e Infraestrutura; (4) Ruralidades; (5) Mobilidade; (6) Habitação e Regularização.

Objetivo do III Fórum é detalhar os objetivos norteadores e as táticas da Agenda Urbana do Núcleo DF Metropolitano elaboradas conjuntamente por movimentos populares, juventude, população negra, entidades profissionais, técnicos de governo, coletivos LGBTI e de gênero bem como por professores e pesquisadores das universidades nas reuniões para fornecer subsídios aos técnicos e aos parlamentares na construção de um projeto para o território do Distrito Federal mais justo, solidário economicamente dinâmico e ambientalmente sustentáveis e resilientes.

A partir das eleições de 2018 no Distrito Federal, o Núcleo DF Metropolitano do BrCidades, composto por mais de 40 entidades (movimentos sociais, profissionais, técnicos de governo, coletivos e universidades), elaborou uma Agenda Urbana Popular Participativa para o DF em dois Fóruns. Ao longo do processo, o Núcleo DF recebeu contribuições de palestrantes importantes no contexto da política urbana e habitacional do Brasil (João Whitaker, Nabil Bonduki, Maria Caldas), além de convidar ao debate sobre o território o atual secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF – SEDUH, Mateus Leandro de Oliveira e o ex-secretário, Thiago Teixeira de Andrade. Os dois Fóruns possibilitaram criar articulações e conexões importantes frente ao processo de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial que teve início no ano de 2020.

A Agenda Urbana do Núcleo DF foi construída ao longo do ano de 2019 no encontros mensais na Casa de Cultura da América Latina da Universidade de Brasília dividida em 7 Coordenações Temáticas: (1) Lutas urbanas, movimentos sociais, mulheres, negritude e LGBTI’s; (2) Direito à moradia, direito à cidade, ATHIS; (3) Direito à mobilidade e uso do solo; (4) Saneamento, saúde e meio ambiente, campo/cidade, agroecologia e alimentação; (5) Política de cultura, patrimônio, arte e educação – infância e juventude; (6) Economia, justiça urbana, terra e classes sociais; (7) População em situação de rua e em ocupações transitórias.

As Coordenações Temáticas serão divididas em 7 Lives Temáticas, composta por 2 mesas, cada uma de 90 minutos com 3 apresentadores, 1 debatedor e 1 relator, totalizando 3 horas e 15 minutos de evento. Serão 15 minutos para cada apresentação e 30 minutos de debates/respostas às perguntas.
● 18h00-19h30 – Mesa 1
● 19h30-19h45 – Intervalo
● 19h45-21h15 – Mesa 2
Organização: Projeto de Extensão Edital das Casas de Cultura da UnB/DEX/FAU/Núcleo DF Metropolitano do BrCidades.
Coordenação das Lives : Liza Andrade, Juliette Lenoir, Ana Luiza Aureliano, Samuel Prates, Thais Vecchi e Carina Serra