A III JATHIS beneficiará, este ano, a comunidade da Cidade Estrutural e trará novidades como a ampliação de suas ações em Athis

A Jornada de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – JATHIS chega a sua terceira edição este ano com algumas novidades. A primeira é a ampliação do seu escopo de atuação. Além do desenvolvimento de projetos que possibilitam melhorias nas condições de habitabilidade nas moradias de famílias de baixa renda, por meio da consultoria voluntária de professores e estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, a JATHIS irá trazer benfeitorias também ao espaço urbano. O local a recebê-las será a comunidade da Cidade Estrutural.

A segunda mudança é a adesão de profissionais e estudantes de outras áreas à Jornada: Engenharias, Técnicos de Edificações e Serviço Social. Os interessados se inscreveram por meio do edital de Chamamento Público n° 01/2019 e foram selecionados pela Comissão Organizadora de acordo com os critérios do certame. O resultado foi divulgado no último dia 29 de julho.

No total, serão 34 profissionais e 38 estudantes a participarem das ações programadas, que podem ser resumidas em Oficinas Preparatórias, Oficinas durante a JATHIS e atividades de desenvolvimento dos projetos após a Jornada.

As atividades da JATHIS começam no dia 10 de setembro e terminam no dia 14 de setembro, e incluem Oficinas de Melhorias Habitacionais e de Ações Urbanas (com vagas restritas), palestras com especialistas, mesas redondas e apresentação de projetos ao final da Jornada (aberta a todos). As palestras e oficinas serão realizadas no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA-DF (SGAS 701/702), nos períodos vespertino e noturno, entre os dias 10 e 13. No dia 14 de setembro pela manhã, será realizado um mutirão de Ação Urbana na Estrutural, com participação acessível a todos.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA – PARTE 1
VEJA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA – PARTE 2

A terceira novidade é uma oportunidade dada aos participantes da Jornada – acadêmicos e profissionais – de submeterem trabalhos relacionados à temática de Habitação de Interesse Social, desenvolvidos no Distrito Federal. Os trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora serão expostos na “Mostra de Arquitetura e Urbanismo Social da JATHIS”, no auditório do CREA-DF, no período de 10 a 13 de setembro de 2019. Os trabalhos podem ser enviados à Comissão Organizadora até às 18h do dia 23 de agosto.

VERIFIQUE AS REGRAS DE SUBMISSÃO

INSCREVA O SEU TRABALHO, AQUI

“A JAHIS é uma iniciativa que vem se consolidando ao longo dos anos, apresentando resultados significativos na melhoria de comunidades carentes, fortalecendo o conceito de cidadania e de valorização dos espaços urbanos”, definiu o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira. O Conselho é um dos realizadores da Jornada junto com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal, a Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitação (CODHAB) e, este ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF). A autarquia federal é, ainda, a principal patrocinadora da iniciativa, destinando 1,68% de seu orçamento para projetos em Assistência Técnica – ATHIS, o equivalente a cerca de R$ 51,6 mil.

Organização

A JATHIS – idealizada pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal (IAB-DF) – recebe o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), do Colégio Distrital de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU-DF), do Coletivo da Cidade, Projeto Brasil Cidades – Núcleo DF Metropolitano (BR Cidades DF) e MOB – Movimente e Ocupe seu Bairro.

O envolvimento das Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal é de extrema importância também para a concretização da iniciativa, pois mobilizam professores e estudantes em torno de suas ações. Este ano, irão participar:

– Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
– Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
– Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
– Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (UNICEPLAC)
– Centro Universitário Estácio de Brasília (ESTACIO)
– Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO (UNIEURO)Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)
– Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia (IFB Samambaia)
– Universidade Católica de Brasília (UCB)
– Universidade de Brasília (UnB)


Serviço
III JATHIS – Jornada de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social
10 a 14 de setembro
Local das atividades: auditório do CREA-DF
Local de vivência: Cidade Estrutural
Comissão Organizadora: contato@brasilia.jathis.org.br
Informações e programação completa: http://brasilia.jathis.org.br