Contribuição Sindical

A Contribuição Sindical Urbana (CSU) é um imposto que todos os Arquitetos e Urbanistas, associados ou não aos sindicatos, sejam eles empregados ou profissionais liberais devem recolher. O pagamento é obrigatório, pois consistem em um tributo, assim como o IPVA, o IPTU e o ICMS.

CSU 2018 pode ser quitada com desconto

A Contribuição Sindical Urbana (CSU) 2018 pode ser quitada com desconto no pagamento antecipado. O valor deste ano segue o mesmo do anterior, ou seja, R$ 268. Até o dia 20 de fevereiro, todos os arquitetos e urbanistas possuem 15% de abatimento e profissionais sócios dos sindicatos têm 30%. Além disso, recém-formados, até 2 anos, ou formados há mais de 35 anos possuem desconto de 50%.

Cada sindicato, no entanto, poderá estipular condições especiais de pagamento, descontos e datas para a quitação. Em função disso, é importante que cada profissional verifique com o sindicato do seu estado as condições. A CSU é um imposto utilizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) para garantir melhorias para a categoria, como ações que buscam a valorização profissional.

Com a arrecadação, os recursos são destinados aos sindicatos estaduais (60%), FNA (15%), Confederação (5%) e Central Sindical (10%). O Governo Federal recebe 10% do valor e essa parte é destinada ao Ministério do Trabalho sendo depositada na Conta Especial Emprego e Salário, que integra os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

PAGAMENTO

Para efetuar o pagamento da CSU é necessário antes gerar o boleto de pagamento, no site da FNA, clique aqui para gerar sua guia. Logo em seguida, é preciso preencher o formulário online e imprimir. Em caso de dúvida, o profissional pode entrar em contato com a FNA pelo telefone 51 3024-0626 ou pelo e-mail secretaria@fna.org.br. DESCONTO Todos os arquitetos e urbanistas possuem desconto, desde que os prazos sejam respeitados.

Até 31 de março

a) Arquitetos e urbanistas – 15% de desconto

b) Arquitetos e urbanistas sócios dos sindicatos – 30% de desconto

c) Profissionais recém-formados até 2 anos e formados há mais de 35 anos – 50% de desconto

 

Regularização

O profissional que não recebeu a guia de recolhimento impressa, encaminhada para o endereço existente no CAU-DF, poderá emitir a guia por meio do site da CNPL (Confederação Nacional dos Profissionais Liberais) www.cnpl.org.br.

Mais Duvidas? Clique aqui!

Emitir Boleto 2018

Fonte: http://www.fna.org.br