Tribuna Livre: conheça a série antiga de nosso jornal!

Há 35 anos, uma Tribuna Livre

Há 35 anos, o Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal surgia em meio ao processo de criação da Central Única dos Trabalhadores – CUT. As mobilizações da classe operária no fim da década de 1970 haviam ensejado não apenas a criação do Partido dos Trabalhadores – PT –, como também exerciam uma irresistível pressão popular que resultaria na derrubada do brutal regime militar que oprimira o povo brasileiro por duas décadas.

Naquele importante contexto da história de nosso país, nossa categoria teve importante participação, integrando-se a diversos movimentos capazes de se organizar pela construção de um país mais justo e plural.

Uma imprensa independente é fundamental na organização e mobilização dos trabalhadores. Não apenas por trazer a denúncia, a orientação, o espaço de debate, como também por ensejar o contato entre dirigentes e associados, entre sindicato e base, num rico e frutífero processo de engajamento.

Hoje o grande capital global faz nova investida contra nosso povo. Desde o golpe de 2016, os grupos que se apoderaram de nossas instituições subtraem nossos direitos, destroem nosso estado, entregam nosso patrimônio ao estrangeiro, perseguem nossas organizações suas lideranças.

Nesse contexto sombrio, faz-se necessário reacender as luzes do passado de luta de nosso Sindicato, recolocando-o na ponta de lança na luta em defesa de nossa categoria em seu papel de promotora de cidades mais inclusivas. Por isso, os ArquitetosDF trazem de volta o Tribuna Livre, recuperando as suas edições que circularam na década de 1980, recolocando seu debate candente mais uma vez na ordem do dia, postulando a todos nós o desafio de constituir uma nova Tribuna Livre!

Confira em nosso site os exemplares já digitalizados da série antiga!
Mande sua proposta para a nova série!